quarta-feira, 3 de julho de 2013

Marchas de Este S. Pedro 2013 - Agradecimentos


Este S. Pedro assistiu este fim-de-semana a mais umas Marchas Populares que percorreram alguns locais da freguesia.

Finalizada que está a actividade, e enquanto membro da organização, não poderia deixar passar sem agradecer a todos aqueles que colaboraram de forma incansável para que a festa fosse o sucesso que foi, apesar das elevadas temperaturas que se fizeram sentir.

Gostaria de começar pelos mais velhos, sinal de respeito e admiração, e agradecer à Associação de Reformados e Pensionistas de Este S. Pedro, que participou no cortejo de uma forma exemplar, cantando, dançando e fazendo ver a todos que a idade está na cabeça de cada um de nós. Continuem com essa força inesgotável.

Agradecer à Rusga de Este S. Pedro que com a dedicação a que já nos habituaram, fez todo o percurso das Marchas e ainda nos presenteou com uma actuação de mais de uma hora. Sei que não foi fácil e que só está ao alcance dos melhores, daqueles que “suam a camisola” pelo amor que lhe têm. Ainda bem que existem pessoas como vocês.


Ao jardim-de-infância o meu muito obrigado por mais uma participação. Sei que não é fácil este tipo de actividades aos fins-de-semana, mais ainda bem que existem AUXILIARES como as que trabalham neste jardim-de-infância. Agradecer também ao professor de música e à professora de educação física por os ensaiar tão bem.   

À Casa do Povo de Este, quero agradecer pelos bonitos Prémios que nos ofereceram, e claro, por todo o trabalho que tiveram em preparar os seus pequenos para a participação na actividade. Sei que estarão presentes sempre que necessitar e isso conforta-me. O meu muito obrigado de coração. E já sabem para o ano espera a vossa reintegração na organização do evento.


Ao Grupo Original, o nosso muito obrigado por mais um ano nos brindar com a alegria, a cor, a música. Sabem que, mesmo estando um bocado descontente por nos terem “abandonado” na organização, reconheço que grupos como o vosso são essenciais à continuação das nossas raízes. Espero que, tal como o disse a outros, para o ano repensem a vossa posição e voltem a colaborar na organização.


Quero agradecer também ao Grupo “As Populares” por nos ajudarem no evento. Sei que o vosso desejo era participar no desfile, mas infelizmente motivos de força maior levaram à vossa desistência. Sei os motivos e fica aqui a minha admiração pelo gesto tão bonito que tiveram, sinal de que nesta vida há valores maiores que se levantam, e ainda bem que assim é. Mas alguns elementos deitaram uma mão, o que muito nos ajudou. Já agora, vou ser repetitivo, mas por achar fundamental a cooperação de todos e entre todos. Para o ano espero que reinsiram a vossa força na organização do evento, de uma forma responsável e direccionada no sentido correcto, não se limitem à participação.

Ao grupo de Hip-Hop, obrigado por participarem e não desistam. O Caminho faz-se caminhando, não deixem que as criticas vos derrubem, mas sim que vos tornem mais fortes. Ao contrário de outros grupos convidados reconheço que vocês foram impecáveis, desde a primeira hora aceitaram sem hesitações nem contrapartidas. Obrigado por tudo.   

Não poderia esquecer a Comissão de Festas de S. Bento que tudo nos emprestaram para que o nosso bar funcionasse, desde os assadores até às colheres. Obrigado por não terem medo que a malta parta a louça toda, e por estarem sempre disponíveis quando pedimos.

À Junta de Freguesia por nos disponibilizar o rinque e por pagar a energia e a água que lá gastamos, bem como a carrinha para transportar os miúdos para o desfile. Espero que a colaboração prevaleça e que acreditem no trabalho que as instituições da freguesia executam, todas sem excepção.

Ao Despertar Este S. Pedro, nosso parceiro na organização, mesmo já tendo oportunidade de o fazer pessoalmente, quero voltar a agradecer tudo o que fizeram para que este evento fosse uma realidade. Quando há vontade de trabalhar é muito fácil chegar-se a consensos, quando há respeito é muito fácil ter sucesso. Este ano não desistimos e arregaçamos as mangas, repensamos coisas que estiveram menos bem e melhoramos, e isso sentiu-se. Foi muito bom e muito fácil organizar este evento, melhoramos e espero sinceramente que assim continue e que estas duas instituições, juntamente com outras, continue a fazer aquilo a que se comprometeu à 3 anos atrás, e a melhorar cada vez mais e mais e mais.

Não queria aqui deixar de agradecer ao Agrupamento de Escuteiros de Este S. Pedro pelo seu contributo. Apesar de não terem participado no evento fisicamente, tiveram a amabilidade e o cuidado de vir até nós e de nos dar o seu contributo quanto à actividade. Isto é cooperação, porque todos fazemos falta para desenvolver e não podemos ser “muros altos” uns para os outros.

Seria injusto se me esquecesse de todos aqueles que de um modo pessoal uniram-se a nós e dedicaram o dia à causa. Vou correr o risco ao nomear as pessoas pois poderei falhar em alguns, mas provavelmente alguém me avisará. Agradeço ao Sr. Cunha que foi incansável, sempre pronto para tudo o que foi preciso, arrumar, servir, limpar, consigo não custa fazer festas. À Paula ao Joaquim e ao Diogo Carvalho que já há uns anos nos habituaram à sua presença e muito têm feito pelo sucesso da festa, uma família que não tem medo de deitar mão ao trabalho, à Fátima Dias, uma mulher com M grande, sempre disponível, a cozinhar, a servir, a limpar, é muito bom e fazem falta pessoas como esta. Aos Assadores, o Quim-Jó e o “Paulo Cabeceira” que tiveram a difícil tarefa de aguentar o calor do tempo e ainda tiveram que estar nas brasas, admiro muito quem trabalha assim. Outros houve que foram passando e ajudando, a eles também o meu muito obrigado. Quando todos ajudam nada custa.

Propositadamente deixei a “minha gente” para o fim, a AJC Associação Juvenil Caminhos, porque sei que eles não se importam com posições, com lugares, com reconhecimentos, com distinções. Sei que eles são pessoas ímpares, lutadoras, disponíveis, dedicadas, sempre prontas a ajudar sem esperar receber em troca. Quando iniciamos este projecto de junção de grupos para organizar as Marchas sei que fomos fundamentais para a auto-sustentabilidade do evento, e hoje tenho orgulho disso. Mais orgulho tive quando em reunião, e depois de vos informar da desistência da organização de algumas associações, vocês disseram sem hesitar que queriam continuar. Hoje, olhando para trás e para todo o trabalho que fizeram fico deveram “inchado” de satisfação por ter ao meu lado pessoas assim, fico feliz por saber que tenho para a vida pessoas que não são ambiciosas de coisa alguma mas sim de colaborar no “fazer acontecer” e de desejar mais e melhor para os outros. Isto sim, é o que vos importa eu sei, e sei que acima de tudo esta equipa à qual felizmente tive o prazer de pertencer, o que mais nos importa é que as coisas de façam, porque no “Amanhã” as pessoas vão continuar as Marchas e vão festejar as mesmas, não se vão lembrar quem é que as organizou em 2009, 2010, 2011, 2012, 2013…   

Fica a deixa para todos os grupos da freguesia. Espero sinceramente que repensem as vossas posições.


“Feliz o que no final da vida não terá senão o que deu aos outros

Nenhum comentário: